Escrito por : Antonio Auriemo

A Revolução Francesa

A revolução francesa ocorrida no final do século XVIII, foi uma das maiores transformações que o mundo europeu já viu. A França na época, era uma monarquia absolutista, ou seja o rei tinha todos os poderes de decisão para qualquer coisa que acontecia no país, ele baseava sua autoridade em direitos divinos, que Deus os tinha dado. A França também era dividida em 3 estados sociais, o rei e a nobreza como primeiro estado, a igreja católica como segundo, e resto da população como camponeses e mercadores de classe média compunham o terceiro estado. O rei, concedia privilégios especiais ao primeiros dois estado, por exemplo, o terceiro estado era o único que pagava impostos. Muitas vezes as pessoas ficavam sem ter o que comer.   

Quando a França entrou em uma grave crise econômica por causa do seu apoio na revolução americana, o povo foi a rua pedindo uma reforma na constituição. Então o rei convocou representantes dos 3 estados, para discutir novas leis. Contudo apesar do terceiro estado representar 98% da população, ele só contava como 1 voto. Não muito surpreendentemente o primeiro e segundo estado votaram para que não houvesse mudança. O terceiro estado em resposta criou a Assembleia Nacional Constituinte, que tinha o objetivo escrever uma nova constituição, para a França, que tivesse como base ideias iluministas. Ideias iluministas promoviam a razão e a liberdade de expressão sobre religião e tradição. Logo depois que o governo enviou tropas para reprimir o movimento, os revolucionários destruíram a Bastilha, uma prisão que era o símbolo do absolutismo francês. Os rebeldes marcharam até Versailles, prenderam a família real e tomaram o poder da França.

O primeiro a se consolidar no poder foi Maximilien Robespierre que pertencia ao grupo dos chamados Jacobinos.  Os Jacobinos eram um grupo extremistas que queriam acabar com a monarquia francesa. Todo mundo que era contra suas ideias ou era católico, morria. Mais de 40.000 pessoas morreram no ano 1791 e isso foi chamado de era do terror. Porém os Jacobinos não conseguiram melhorar a economia da França, não conseguiram criar uma satisfação do povo com o governo e não conseguiram defender a França de monarquias Européias, que temiam que as ideias da revolução se espalhase. O povo via o governo de Maximillien como uma traição as ideias que a revolução realmente defendia. Então Robespierre foi morto e quem mandava na França agora eram os Girondinos. Os Girondinos criaram um governo mais liberal. Contudo também não conseguiram estabilizar a economia e defender a França de monarquias vizinhas.

No meio de todas as guerras contra países europeus, havia um general chamado Napoleão Bonaparte, que melhorou condições das tropas francesas e ganhou várias batalhas. O general se torna primeiro cônsul e depois imperador. Ele estabilizou a economia e deixava o povo satisfeito. Napoleão inventou os códigos napoleônicos, que eram uma série de leis com princípios liberais para a época como, o direito de todo homem se promover baseado em mérito e não em condição social. Porém ele também era muito autoritário pois em 1804 se auto intitulou imperador franceses. A França virou um grande império. Napoleão espalhava ideias liberais de um jeito imperialista.

10 Replies to “A Revolução Francesa”

  1. Adorei o blog Tô!!
    Adoro história e achei muito interessante ler esse texto !
    Estou aguardando os próximos !!!

  2. Comment: Antonio, querido! Super legal!! Adoro História!! E tem muita, muita coisa que não sei!! Vou aprender muito com seu blog!! Sucesso! Vida longa pra esse seu projeto!!⭐️😉💞😘 beijo e muito carinho Preta

  3. To
    Texto muito bem escrito
    Idéias claras , sequência e explicações dos fatos de forma lógica e simples de entender.
    Tenho certeza de que vou aprender bastante aqui

    Parabéns!!!!!

  4. Tô muito legal a ideia e o conteúdo
    Historia, uma das matérias que eu mais gosto
    Obrigado por nos encontrar também através dela
    Abração

  5. Antonio !
    Muito bacana, Um resumo simples e gostoso de ler …
    Me fez lembrar alguns pontos q já havia esquecido ! 😩
    Quero ler outros !

  6. Antônio, que legal o seu blog! Adorei a forma como você abordou o tema, super fácil compreensão! Estou aguardando os próximos posts! Parabéns!

  7. Oi Antônio, adorei seu blog. Eu ainda não estudei esses temas, mas pelo o que eu li, já tenho uma boa ideia! É muito difícil achar sites confiáveis, muito obrigada por fazer esse!
    Amei amei amei❤️❤️❤️

  8. Adorei Antônio!!!! Amo a história da França! Depois escreve sobre os domínios dos Napoleões😉!
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: